O que podemos falar sobre conselhos?

O que podemos falar sobre conselhos?

É desnecessário afirmar que uma boa comunicação é fundamental para a realização das atividades profissionais, principalmente no tocante desenvolvimento de carreiras.

Neste cenário, qual a sua opinião sobre os conselhos? É um tipo de comunicação que dever ser desprezada? Ao ser solicitado, pode denotar imaturidade? Fragilidade? Nada disso!  

Estudiosos do tema afirmam que oferecer conselhos é um sinal de liderança ativa e eficaz e pedir conselhos é um sinal de inteligência. E que, se a troca for bem realizada, ambas as partes se beneficiam.

E existe alguma técnica para pedir conselhos? Bom, eu aconselho que, primeiro, escolha a pessoa certa: aquela que pode realmente orientar. No início do diálogo, pergunte se ela está disponível. Explique por que a escolheu e já tenha prontas algumas perguntas do tipo “o que estou buscando?”, “o que está me incomodando?”, “qual a minha dor?”, etc.

Só tenho mais um conselho para você: não aceite tudo o que for dito e não refute tudo também. Mas processe tudo o que foi dito além das suas referências anteriores: olhe para fora da sua janela.

Bom, mas esse é o meu modelo mental. E qual é o seu?

(*) Odilon Medeiros – Mestre em Administração, Especialista em Psicologia Organizacional, Executive Coach, Pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em Vendas, consultor, palestrante, professor universitário e eterno aprendiz.

Deixe um comentário