O que tem levado os executivos à demissão?

O que tem levado os executivos à demissão?

Você tem ideia de qual foi o motivo que mais levou à demissão os presidentes e executivos de alto escalão no ano de 2018? Como foi um ano difícil, deve ter sido algum fator ligado aos resultados das instituições sob o comando deles, não é? Ou então pensar em conflitos interpessoais? Dificuldades para liderar uma equipe? Bullying? Assédio?

Se você pensou que foi algum destes fatores, lamento informar, mas você está totalmente errada(o).

Segundo informações da Consultoria PwC, que realizou uma pesquisa que mediu o turnover nas maiores empresas globais de capital aberto, o fator que mais demitiu esses executivos, foi a falta de ética! Essa pesquisa já é realizada a 19 anos e essa foi a primeira vez que essa causa ficou em primeiro lugar.

Essa pesquisa foi realizada a nível mundial. Mas o que aconteceria se tivesse sido realizada aqui no Brasil? Será que teríamos alguma surpresa? Será AINDA vale a pena os executivos brasileiros executarem ações não tão éticas para obterem os resultados desejados?

Eu creio que não. Aliás eu sempre cri que não.   

Bom, mas esse é o meu modelo mental. E qual é o seu?

(*) Odilon Medeiros – Mestre em Administração, Especialista em Psicologia Organizacional, Executive Coach, Pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em Vendas, consultor e palestrante.

Deixe um comentário